sexta-feira, 31 de agosto de 2012

#Fotográfo Convidado do Mês de Setembro :José Carlos Carvalho #

C:\Documents and Settings\jccarvalho.LUSOMUNDOMEDIA\Desktop\2ano
Alentejo, 1986

02
Semana de campo enquanto cumpria o Serviço Militar Obrigatório, 1990

03
15 dias na Colonia Balnear "O Seculo", 1999 04
 “ Os velhos do iodo” Praia da Parede, 2001
05
   Projeto “Paredes com vida”, 200506  Nascimento da minha filha, Joana 04-05-06
07   Apanhadores de percebes, Pedra da Galé, Carrapateira, 200608   Projeto de vida “Faço fotografias mais interessantes num casamento que numa conferência” Mothering behind walls
 “Ser mãe entre muros”, 2010010  “O que mostram as janelas”,2011011  “ Pitões, a crise não mora aqui”
012
Projeto www.12.12.12.pt em curso

013 iPhone, existe, porque não aproveita-lo!!!

É para mim uma grande dificuldade ao fim de 20 anos de fotografias estar a escolher as 12 que mais me marcaram, por isso decidi escolher aquelas que ainda me marcam.

Desde 1986 que fotografo com alguma regularidade e acima de tudo que fotografo para mim, porque me da imenso prazer, por isso esta escolha recai em fotografias resultantes de reportagens que fiz por minha livre vontade sem o pretexto de publicar, valem o que valem, não tenho como objetivo que fiquem espantados ao velas, mas sim que percebam que a grande riqueza fotográfica é quando trabalhamos para nós.

Gosto de fotografar o que a rua me dá, gosto de compor dentro do retângulo que a máquina me reserva, gosto de não ser um incómodo para quem esta do outro lado, gosto de sair de um trabalho com a consciência de que respeitei quem está do outro lado.

Costumo dizer que “a fotografia é o tempo que lhe dedicamos” até agora já contribui com 26 a dos meus 41 anos, por isso já está entranhada.

José Carlos Carvalho

Nasceu em Luanda, 1970. Com o curso de fotografia do Ar. Co, iniciou a sua carreira na imprensa regional, sendo posteriormente convidado para ingressar no Correio da Manhã. Foi repórter fotográfico e editor de fotografia no Diário de Notícias, de onde saiu para a revista Visão. Atualmente, leciona no Instituto Português de Fotografia e no Instituto Politécnico de Tomar. Vencedor de vários prémios de fotografia, já realizou várias exposições individuais e coletivas.