quarta-feira, 1 de abril de 2015

# Fotógrafo Convidado do Mês de Abril : Ana Morais


A fotografia de estúdio para mim sempre foi um desafio, na ambição de inovar e fazer algo de diferente. O movimento em espaço restrito sempre me aliciou e foi o que quis explorar nesta sessão. Estava em fase de aprendizagem em estúdio e esta foi uma das melhores experiências.

estudio copy

A efemeridade do dia a dia numa sociedade que vive a correr leva à necessidade quase essencial de registo. Eu prefiro o registo espontâneo, pensado ou menos pensado, sempre gostei do desafio de conseguir imagens marcantes em momentos pelos quais todos passamos. 
fotoreportagem3 copy


retratovintage1 copy
retratovintage copy
Construir ambientes fascina-me. Quando comecei a fotografar encontrei vários obstáculos para reproduzir que me passava pela ideia. Então afinquei-me neste âmbito da produção durante uns tempos para me sentir à vontade, não deixando de utilizar da velha máxima do improviso.


sofiapeixe_contecto copy
Construir ambientes fascina-me. Quando comecei a fotografar encontrei vários obstáculos para reproduzir que me passava pela ideia. Então afinquei-me neste âmbito da produção durante uns tempos para me sentir à vontade, não deixando de utilizar da velha máxima do improviso.


mafalda2 copy
Construir ambientes fascina-me. Quando comecei a fotografar encontrei vários obstáculos para reproduzir que me passava pela ideia. Então afinquei-me neste âmbito da produção durante uns tempos para me sentir à vontade, não deixando de utilizar da velha máxima do improviso.


olhares copy
olhares2 copy
Gosto de pensar que tenho um olhar filosófico e romântico da vida, e é assim mesmo que gosto de retratar a vida, estas são duas das fotografias que ultimamente mais me marcaram.


retratointimista3 copy
retratointimista4 copy
retratointimista copy
A fotografia tem um lado doce que nos leva a conhecer as pessoas de uma forma intimista, quase como psicóloga à espera de fotografar uma revelação interior do que melhor o ser humano tem.





restratointimista2 copy


Ana Morais aka Anita dos 7 Ofícios junta as suas paixões numa só plataforma: , mas é a fotografia e a escrita que a acompanham há mais tempo (cerca de 10 anos) e são estes os dois ofícios a que dá mais ênfase. No site encontramos textos de um livro que tem vindo a escrever www.mulher7oficios.com , entrevistas e foto-reportagens essencialmente culturais e humanas. Com experiência também em organização de eventos e relações públicas, é atualmente fotografa de pessoas e momentos, faz parte da equipa de redacção e fotografia do Jornal Pedal, é formadora na Embaixada de Lomografia de Lisboa e recentemente parceira da revista Gerador e cronista no P3. Está também integrada na plataforma Hero & Creatives e na comunidade de Instagramers de Portugal. Formada em línguas e literaturas modernas e a posteriori fotografia a par de outros. De momento está a tirar mestrado em Design de Comunicação no IADE e estudos de fotografia. Privilegia a comunicação através da imagem, aliando a produção com a simplicidade para a projecção dos seus trabalhos criativos, sendo o tripé, o timer e até o smartphone, os seus aliados nesta área.